domingo, 1 de julho de 2012

Bebê encontrado em cesto de lixo não tem previsão de alta, diz hospital


Bebê encontrado em cesta de lixo recebe cuidados em incubadora de hospital (Foto: Reprodução/TV Tribuna)A menina recém-nascida encontrada pela própria avó em um cesto de lixo, no Guarujá, no litoral de São Paulo, continua internada no Hospital Santo Amaro recebendo cuidados. Segundo a assessoria do hospital, apesar da criança não correr risco de morte, ainda não há previsão de alta, já que o bebê nasceu apenas de sete meses e precisa ganhar peso.
A criança foi abandonada na noite da última sexta-feira (29) pela própria mãe, uma adolescente de 16 anos que, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), teria tentado fazer um aborto e, em seguida, jogado a criança viva dentro de um cesto de lixo no banheiro de casa.
O resgate foi feito pelos médicos do SAMU, que foram acionados após a avó encontrar o bebê no cesto de lixo do banheiro. “A criança foi encontrada em estado grave e com dificuldade para respirar, já que o pulmão não se desenvolveu de forma adequada. Ela foi colocada em respiradouro. O bebê resistiu, mas se ficasse sete horas sem atendimento básico, estaria morto. Por um milagre, ela está viva”, explica Armando Proença, coordenador do SAMU de Guarujá.
Horas antes do bebê ter sido encontrado, a jovem havia sido levada a um posto de atendimento médico da cidade com mal estar. “Ela foi encaminhada para o Hospital Santo Amaro. Um ginecologista fez exames e julgou que o sangramento tinha características maiores do que uma simples menstruação, como ela alegava inicialmente. A característica foi bem típica de um pós-parto. O médico conversou com a menina e ela disse que realmente tinha feito um aborto, sem dizer quando e onde”, conta.
A mãe da menina teria se intrigado com o quadro clínico da adolescente e encontrado o bebê em uma inspeção no banheiro. "A mãe dela voltou para casa e foi até o banheiro onde a menina passou boa parte do tempo. Ela demorou no banheiro porque abortou e cortou o cordão umbilical do bebê. Quando a mãe entrou no banheiro, se deparou com um bebê recém-nascido em um cesto de lixo. Dali ela saiu correndo com a criança ao encontro do Corpo de Bombeiros, que fica próximo de onde ela mora. O SAMU foi novamente acionado com o reforço de uma UTI móvel e salvou a criança”, diz o coordenador.
A mãe da criança também chegou a ficar internada no Hospital Santo Amaro, mas recebeu alta médica na manhã deste sábado (30). As informações são do G1.

Nenhum comentário: