A Polícia Federal apreendeu fósseis e outros produtos arqueológicos que eram vendidos de forma ilegal na feira de antiguidades do vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), no domingo (8). O responsável pela barraca com os produtos não foi localizado.

Foi encontrada uma presa de mamute fossilizada e fósseis de animais extintos há milhares de anos, como trilobitas, além de vieiras e conchas. A origem dos produtos não pôde ser comprovada.
Também foram identificadas pontas de flechas, lanças, uma tanga marajoara de cerâmica, mãos de pilão e lâminas polidas, todos elementos de sítios arqueológicos brasileiros. O material apreendido foi levado para a Superintendência da PF na Lapa, para verificação de sua origem.
Os policiais fiscalizaram a feira acompanhados de um arqueólogo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). como o dono da barraca não estava presente, seus empregados foram ouvidos e liberados. O responsável vai ser indiciado por usurpação de bens da União e, se condenado, pode pegar pena de um a cinco anos de prisão e multa. As informações são do G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário