terça-feira, 3 de julho de 2012

Somente o real mais barato poderá atrair mais turistas ao Brasil, diz ministro


No País de moeda forte e que recebe mais de 5 milhões de turistas estrangeiros ao ano, somente o câmbio seria capaz de atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil, analisou o ministro do Turismo, Gastão Vieira, em entrevista exclusiva ao R7.

— Nós estamos estagnados nesse número [de turistas gringos] há bastante tempo. É preciso diminuir o custo do turismo no Brasil, dar ao turista vantagens que praticamente em todos os lugares do mundo se tem, e aqui ainda não.

Como exemplo dessas vantagens, ele cita a possibilidade de emitir de passaportes eletrônicos e facilitar a questão do visto de entrada no País. 
Ele afirmou também que é ncessário convencer o brasileiro de que ele pode fazer turismo dentro do país por um preço menor do que ele faz no exterior:

— Nós temos um déficit grave na balança comercial do turismo que aumenta a cada ano. Como nós vamos conseguir reverter isso? Também diminuindo os custos, aumentando a competitividade, desonerando o setor e dando vantagens para que ele possa trocar isso por tarifas mais baratas, seja de hotéis ou de aviões.

Apesar de o setor ainda ser pequeno, se comparado com outros países, a presidenta Dilma Rouseff afirmou, nesta segunda-feira (25), que o turismo no Brasil cresceu 6% em 2011 - o dobro da média mundial. Segundo ela,  hoje o ramo emprega formalmente 2,8 milhões de trabalhadores em todo o país. 

Cartilha

Para orientar os viajantes brasileiros sobre seus direitos e deveres, o Ministério do Turismo lançou uma nova versão do guia online Viaje Legal. 

De acordo com o ministro Gastão Vieira, o turista, muitas vezes por falta de informação, acaba sendo confrontado com problemas que ele não esperava. Deste modo, a cartilha servirá para que ele saiba com antecedência os cuidados que precisam ser observados antes da viagem.

— Quem viaja traz consigo a expectativa de ser feliz, então o ministério orienta esse turista para que esse desejo possa efetivamente se concretizar. Assim ele vai gostar, querer retornar e conquistar novas pessoas para viajar com ele pelo Brasil. As informações são do R7.

Nenhum comentário: