segunda-feira, 30 de julho de 2012

Supermercados ainda não oferecem sacolas biodegradáveis em SP


Mesmo com a decisão judicial que dava até esta segunda-feira (30) para que supermercados passassem a oferecer gratuitamente sacolas plásticas retornáveis ou de papel, as embalagens não eram encontradas em estabelecimentos de São Paulo no fim da tarde desta segunda. 
Para os clientes, a sacola biodegradável não pareceu fazer falta. Todos os supermercados consultados ofereciam, gratuitamente, sacolas plásticas comuns ou caixas para o transporte de mercadorias. E muitos consumidores sequer sabiam da obrigatoriedade das sacolinhas biodegradáveis, como é caso de Bruno Machado, de 23 anos.
Sacolas ecológicas são encontradas apenas para venda em supermercados de São Paulo (Foto: Nathália Duarte/G1)
No Extra, a sacolinha biodegradável ainda não estava disponível nesta segunda e funcionários afirmam que não foram avisados sobre a determinação da Justiça. O mesmo foi dito também por funcionários de uma loja do Pão de Açúcar na Zona Sul de São Paulo. As novas embalagens também não foram encontradas no Saint Marche. Já no Carrefour, fiscais afirmam que sacolinhas verdes biodegradáveis já foram recebidas pela loja, mas a orientação é para que sejam usadas a partir de 1º de agosto, quarta-feira."Eu usei ecobags enquanto as sacolinhas tradicionais estavam proibidas, mas agora voltei a utilizar o saco plástico porque sempre acabo esquecendo de trazer as sacolas de tecido. Não sabia que agora existe um outro tipo de sacola, mas vou passar a pedir", disse, ao deixar o supermercado Extra, na região da Avenida Santo Amaro.
Nelson Cardoso pretende continuar usando ecobags (Foto: Nathália Duarte/G1)Nelson Cardoso pretende continuar usando
ecobags (Foto: Nathália Duarte/G1)
Já informado sobre a necessidade de dispor de sacolas biodegradáveis nos mercados, Nelson Cardoso, que costuma fazer suas compras no Saint Marche, diz que não pretende utilizar o benefício. "Vou continuar com o hábito de levar as compras em minhas sacolas ecológicas, compradas durante a proibição de sacolinhas em supermercados. Acho mais práticas. Só uso as sacolinhas tradicionais quando me esqueço das ecobags", afirmou.
Em decisão publicada em 25 de junho de 2012, a juíza Cynthia Torres Cristófaro determinou que, a partir desta segunda-feira, todos os supermercados vinculados a Associação Paulista de Supermercados (Apas) distribuam gratuitamente sacolas biodegradáveis ou de papel para os consumidores. Em nota, a Apas afirma que tem orientado seus associados desde o dia 26 de junho a cumprir a decisão da juíza da 1ª Vara Cível do Foro Central.
O Grupo Pão de Açúcar, responsável pela administração do Extra e do Pão de Açúcar, afirmou, em nota ao G1, que recorreu da decisão da Justiça e aguarda o julgamento do pedido de liminar. Como a liminar ainda não foi julgada, o grupo afirma que já solicitou as novas sacolas e as está encaminhando às suas lojas.
O Carrefour informou que todas as suas lojas do estado de São Paulo já receberam a nova opção de sacolinha descartável, que estará disponível aos consumidores a partir desta terça-feira (31). 
G1

Nenhum comentário: