quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A 3 meses das chuvas, obras contra enchentes emperram

Segundo a "Folha de S.Paulo", três piscinões e quatro diques próximos a pontes do Tietê possuem problemas, além disso, o desassoreamento do rio está atrasado. Em alguns casos, o atraso se deve à falta de dinheiro, já que o que estava previsto no Orçamento já acabou. Em outros casos, há problemas na execução.
Com previsão para estarem todas prontas até dezembro do ano passado, as obras dos diques estão fora do prazo. No momento, só um está sendo feito, na Vila Maria, de acordo com o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Segundo o governo, as escavações estão prontas e falta apenas uma licença ambiental para a obra ser concluída. Os outros três podem levar até um ano para serem construídos.
As obras dos piscinões também estão atrasadas. Em Campo Limpo (zona sul), o piscinão Olaria deveria ter ficado pronto em novembro do ano passado, mas a entrega foi adiada por causa da fragilidade do solo local. De acordo com o Daee, este problema já foi resolvido.
Os reservatórios Guamiranga e Jaboticabal, que represariam a água vinda da região do ABC, também não tiveram suas construções iniciadas. No caso do Guamiranga, faltam licenças e recuperação da área, que está contaminada. Já o Jaboticabal terá o projeto revisado, pois o custo das desapropriações estava muito alto, e está com a licitação suspensa.
Ainda segundo a "Folha", o trabalho de desassoreamento do rio Tietê está acontecendo em ritmo lento, há algumas semanas (informação que o governo nega). De acordo com a administração, a intensificação dos trabalhos no começo do ano deixou a situação sob controle e o volume de material recolhido do rio será maior que o do ano passado.
Fonte: Destak Jornal

Nenhum comentário: