quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sacolinhas grátis acabam em setembro, diz Justiça


A Justiça decidiu ontem que as sacolinhas grátis distribuídas aos consumidores nos supermercados acabam no dia 15 de setembro. Deste ontem até o dia 15 de abril do ano que vem, todas as lojas têm de oferecer embalagens reutilizáveis a R$ 0,59 a unidade.
A liminar - decisão temporária - é do desembargador Torres de Carvalho, da Câmara Reservada ao Meio Ambiente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Por ser de segunda instância, ela torna sem efeito uma liminar anterior que obrigava todos os supermercados a oferecem embalagens biodegradáveis e de papel.
As sacolas de R$ 0,59 devem ser "lisas", sem logomarca ou propaganda, segundo a decisão.
Segundo o desembargador, "o consumidor é livre para transportar as compras em sacolas ou embalagens de qualquer espécie ou marca que tenha consigo e deve ser informado com clareza ao entrar no estabelecimento dos prazos de fornecimento, dos preços e da possibilidade de uso de sacolas próprias", escreveu em sua decisão.
A liminar foi dada em resposta ao Walmart, que entrou com agravo de instrumento - recurso para derrubar uma decisão anterior, no caso, a que determinou a distribuição das sacolas biodegradáveis.
Recurso
A SOS Consumidor, que no dia 25 de junho havia conseguido obrigar os mercados a voltarem a distribuir as sacolinhas, informou que irá recorrer da decisão. A entidade diz em nota que a decisão do desembargador provoca "tumulto".
Fonte: Destak Jornal

Nenhum comentário: