quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Por segurança, TJD e FPF tomam medida contra sinalizadores e fogos

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (27) na sede da Federação Paulista de Futebol, a entidade e o Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de São Paulo anunciaram novas medidas para evitar incidentes nos estádios durante jogos organizados pela federação local. Participaram da coletiva o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, e o presidente do TJD, Mauro Marcelo de Lima e Silva.

A partir de agora, após resolução das entidades, os árbitros serão orientados a paralisar a partida quando perceber o uso de fogos de artifícios, sinalizadores e afins dentro do estádio. Assim que identificado o uso de artefatos irregulares, o delegado do jogo e a polícia deverão ser informados e o incidente deverá ser registrado na súmula da partida, para posteriormente ser denunciado e julgado pelo tribunal.

Para o presidente do TJD, a nova resolução visa dar maior responsabilidade para os clubes com relação aos seus torcedores. “Nós estamos aproveitando esse momento para chamar responsabilidade dos clubes para que eles nos auxiliem a coibir essa prática nas arquibancadas, pois eles responderão solidariamente a isso”, disse Lima e Silva.

Marco Polo Del Nero ressaltou que a medida é válida para todas as competições organizadas pela FPF e criticou o uso de sinalizadores nos estádios. “Em competições organizadas pela FIFA é proibido. Isso é uma arma, é como um revólver”, declarou o presidente.

Após ser relatado em súmula, o incidente deverá ser denunciado pela procuradoria do TJD e julgado na semana seguinte à citação. “As punições são várias. Podem ser multas de R$ 100 à R$ 100 mil, perda de mando de campos e até mesmo a desfiliação em caso de muitas reincidências”, enfatizou Lima e Silva. “Esperamos que o STJD ache a nossa resolução pertinente e estenda para todo o País”, concluiu.

FPF

Nenhum comentário: