quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mandela permanece em estado grave; Zuma cancela viagem a Moçambique

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, cancelou uma viagem que faria ao vizinho Moçambique na quinta-feira, o que aumentou a especulação sobre a saúde do líder anti-apartheid e ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que permanece em estado grave. 

Zuma decidiu não deixar o país depois de visitar Mandela, de 94 anos, na noite desta quarta-feira no hospital em Pretoria, onde está internado há quase três semanas tratando uma infecção pulmonar. 

"É evidente que a questão da gravidade tem sido tal que o presidente Jacob Zuma cancelou sua viagem", disse o porta-voz da presidência, Mac Maharaj, ao Talk Radio 702. 

Ele se recusou a comentar sobre relatos de que Mandela estaria respirando com ajuda de aparelhos: "Eu não posso confirmar quaisquer detalhes clínicos". 

Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul, é reverenciado entre os mais de 53 milhões de habitantes do país como o arquiteto do processo de transição de 1994 para a democracia multirracial, após três séculos de dominação branca. 

Porém, sua mais recente internação, a quarta em um período de seis meses, reforçou a percepção de que o pai da "Nação Arco-Íris" pós-apartheid não estará presente fisicamente para sempre. 

A piora no quadro clínico de Mandela no fim de semana de "sério, mas estável" para "crítico" causou uma mudança perceptível no humor nacional, de orações para sua recuperação às preparações para um amoroso adeus. 

Maharaj acrescentou que é muito cedo para dizer se a gravidade da condição de Mandela poderia forçar mudanças na programação da visita do presidente norte-americano, Barack Obama, à África do Sul no fim de semana. 

RedeTV

Nenhum comentário: