quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifestantes protestam na região de M'Boi Mirim, na Zona Sul de SP

Centenas de pessoas participavam de um protesto na região da Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (19). Os manifestantes que integram o Movimento Periferia Ativa e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) tentaram invadir a subprefeitura da região e estiveram nos terminais de ônibus Guarapiranga e Jardim Ângela.
Manifestantes percorreram Estrada do M'Boi Mirim (Foto: Thaiane Stochero/G1)
A caminhada continuou pacificamente, ocupando as duas mãos da Estrada de M’Boi Mirim, em direção ao Terminal Guarapiranga, onde parte do grupo se dispersou e o protesto se ramificou em pequenos grupos na região da Estrada do M’Boi Mirim e no Jardim Ângela.O trânsito precisou ser desviado por agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os ônibus também não trafegavam pelo local. Os coletivos paravam no início da via, onde os passageiros desciam. Com medo de depredações, o comércio da região de M'Boi Mirim e da Guarapiranga fechou.
A manifestação, que começou por volta das 7h30, era pacífica, mas houve tumulto em frente à Subprefeitura de M’Boi Mirim. Enquanto 12 integrantes dos movimentos participavam de uma reunião com representantes da administração pública, uma parte do grupo tentava quebrar o portão e invadir o edifício, por volta das 9h50. A Polícia Militar reagiu. Bombas de gás lacrimogêneo foram jogadas para dispersar o grupo. Um manifestante agrediu uma mulher, provocando um outro princípio de tumulto. A confusão foi controlada pelos próprios manifestantes.
Protesto no MBoi Mirim (Foto: Reprodução/TV Globo)
Um grupo com cerca de mil pessoas chegou até o Terminal Jardim Ângela, que estava fechado. Manifestantes subiram até as bilheterias, mas nada foi depredado. Após deixar o terminal, eles se dispersaram e um pequeno grupo voltou a caminhar pela Estrada do M’Boi Mirim, no sentido Centro. Por volta das 13h, eles voltaram a bloquear um trecho perto da Rua José Barros Magaldi. Um outro grupo se reunia nesse horário em frente à Subprefeitura de M'Boi Mirim, em frente à entrada da Avenida Guarapiranga. 
Reivindicações - De acordo com Gilson Garcia, integrante do Movimento Periferia Ativa, o protesto é pelo aumento da passagem, mas vai além disto. “É um protesto de todos pela melhoria de todos”, afirmou.
Os doze integrantes dos movimentos que se reuniam com representantes da Subprefeitura de M’Boi Mirim deixaram o edifício por volta das 10h15. Eles eram levados em uma van para se reunirem com o secretário municipal de Transportes,  Jilmar Tatto (PT). Segundo Gilson Garcia, um dos líderes do Movimento Periferia Ativa, uma pauta com reivindicações será entregue ao secretário.

Entre as reinvindicações estão: redução na tarifa do transporte público, melhoria na qualidade do transporte, reativação de quatro linhas, desativadas na gestão de Gilberto Kassab, duplicação da Estada do M’Boi Mirim, duplicação emergencial da Ponte do M’Boi Mirim e mudanças de alguns pontos de ônibus da via.

Chefe de limpeza no Hospital São Luiz, Regina Monica, de 36 anos, conta que chegará atrasada ao trabalho nesta terça para participar da manifestação. "Minha chefe sabe que estou aqui e apoia porque sabe das dificuldades que enfrento no transporte de ônibus", contou.
Manifestantes com bandeiras diante da Subprefeitura de M'Boi Mirim, na Zona Sul (Foto: Thaiane Stochero/G1)Manifestantes com cartazes diante da Subprefeitura de M'Boi Mirim, na Zona Sul (Foto: Tahiane Stochero/G1) Fonte - G1

Nenhum comentário: