terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Ano Novo em SP

Os paulistanos que permanecerem na cidade de São Paulo durante o feriado de Ano Novo, nesta quarta-feira (1º), deverão ficar atentos às mudanças que ocorrem no horário de funcionamento de serviços e órgãos municipais. Alguns estabelecimentos atenderão normalmente, mas outros funcionarão em horários diferenciados ou não abrirão as portas. Confira abaixo o que abre e o que fecha em São Paulo neste feriado:
Mercadão recebe 25 mil visitantes diariamente (Foto: Nathália Duarte/G1)
Mercados
Os mercados municipais funcionarão nos seguintes horários na terça-feira (31): Kinjo Yamato, das 3h às 12h; Paulistano, das 6h às 16h; Teotônio Vilela, das 7h às 15h; Central Leste e Pirituba, das 7h às 18h; Tucuruvi, das 7h30 às 16h; Pinheiros e Penha, das 8h às 13h; Lapa e Santo Amaro, das 8h às 16h; Vila Formosa, Ipiranga e São Miguel, das 8h às 17h; Sapopemba, das 8h às 18h; e Guaianases, das 8h30 às 19h30. Os mercados não abrem no dia 1º.
Sacolões
Os sacolões atenderão nos seguintes horários na sexta-feira: Cohab Adventista, Brigadeiro e Jaraguá, das 7h às 13h; City Jaraguá Jaguaré, Rio Pequeno, Bela Vista e Lapa, das 7 às 14h; Avanhandava, das 7 às 14h30; Butantã e Santo Amaro, das 7 às 16h; Freguesia do Ó e Estrada do Sabão, das 7 às 15h; Piraporinha, das 7 às 18h; São Miguel, das 8 às 17h; Cidade Tiradentes, das 8 às 19h; e João Moura não abrirá dia 31. Nenhum deles abrirá no dia 1º.
Feiras
As feiras livres do dia 1º serão antecipadas para o dia 31, nos locais e horários habituais.
Assistência Social
Nos dias 31 e 1º, funcionarão apenas os serviços de emergência e acolhida que atendem 24 horas, ininterruptamente: os Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigos), Centros de Acolhida (antigos albergues) e a Central de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape) – 156.
Cultura
Os teatros Alfredo Mesquita, Municipal, Cacilda Becker, Décio de Almeida Prado, João Caetano, Martins Penna, Leopoldo Froes e Zanoni Ferrite permanecerão fechados nos dias 31 e 1º. Já os teatros Flávio Império, Artur Azevedo e Paulo Eiró estão passando por reformas.
A Biblioteca Mário de Andrade, incluindo a Circulante, e a Hemeroteca permanecerão fechadas até o dia 5 de janeiro.
Não abrirão até o dia 5 de janeiro: Arquivo Histórico de São Paulo, Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa da Imagem antiga Casa nº 1), Casa do Sertanista, Casa do Tatuapé, Monumento à Independência (Capela Imperial), Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos e o Centro Memória do Circo.
O Centro Cultural São Paulo reabre no dia 2 de janeiro; o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso está em recesso até o dia 6 de janeiro de 2014 e o Centro Cultural da Penha ficará fechado nos dias 31 e 1º, assim como a Galeria Olido, a Praça das Artes, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Escola Municipal de Bailado e a Escola Municipal de Música.
As Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, José de Anchieta, Raul Bopp e Viriato Correa, o Ponto de Leitura Piqueri e os Bosques de Leitura permanecem fechados até o dia 4 de janeiro.
Educação
Nos dias 31 e 1º, os CEUs não abrirão para atividades culturais e esportivas.
Esportes
Os Centros Desportivos Municipais abrirão para atividades esportivas e de lazer no dia 31, das 9 às 13 horas e ficarão fechados no dia 1º. O Parque Esportivo do Trabalhador, antigo CERET, não abrirá no dia 1º.
Saúde
No dia 1º de janeiro, os hospitais e prontos-socorros funcionarão o dia todo, ininterruptamente. As 99 AMAs tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, inclusive nos dias 31 e 1º, das 7h às 19h.
As 19 AMAs Especialidades, as Unidas Básicas de Saúde (UBS), as UBS Integrais e os Ambulatórios de Especialidades fecham nos dias 31 e 1º, retornando o atendimento no dia 02. As 20 AMAs, que funcionam 24 horas, abrem todos os dias, sem interrupções.
Subprefeituras
Nos dias 31 e 1º as Praças de Atendimento não funcionarão.
Trabalho
Os Centros de Atendimento ao Trabalhador (CATs Móveis) permanecerão fechados até o dia 3 de janeiro de 2014.
Verde e Meio Ambiente
Os parques municipais abrirão normalmente nos horários habituais.
Metrô
A circulação de trens em todas as linhas do metrô será ininterrupta na virada do ano para atender aos passageiros que participam das festas de Réveillon espalhadas pela cidade.
Para acessar a Avenida Paulista, os usuários do Metrô poderão embarcar em qualquer estação das linhas 1-Azul, 2-Verde (exceto a estação Trianon-Masp, que será fechada às 18h), 3-Vermelha e 4-Amarela até as duas horas da manhã. Após esse horário, apenas as estações Paraíso, da Linha 1- Azul, Brigadeiro e Consolação, da Linha 2- Verde e Paulista, da Linha 4- Amarela, permanecerão abertas para embarque e desembarque. Todas as demais continuarão em funcionamento, porém somente para desembarque.
No primeiro dia de 2014, todas as linhas do Metrô voltam a operar nos horários habituais, com reabertura das estações a partir das 4h40.
Na quinta-feira (2), para atender aos usuários que retornam à capital, o início da operação será antecipado para as quatro horas da manhã nas linhas 1, 2, 3 e 4. Na Linha 5, a abertura das estações ocorrerá no horário normal, às 4h40.
CPTM
Os trens da CPTM também irão operar de forma ininterrupta entre o dia 31 de janeiro e 1º de dezembro. No dia 31 de dezembro, a circulação de trens será normal com 100% da frota.
Assim como no Metrô, haverá uma operação especial entre 0h de terça-feira (31) e 4h de quarta-feira (1º).  No entanto, os passageiros só poderão desembarcar nas estações que possuem integração com o Metrô.
Já no dia 1º de 2014, os trens circulam com metade da frota disponível e maior tempo de parada entre as estações, 15 minutos em média, como nos domingos e feriados.
Ônibus municipais
A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que os ônibus irão operar com frota de domingo nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. As linhas que circulam na região da Avenida Paulista farão itinerários diferenciados entre as 17h30 de terça-feira e 9h de quarta-feira, por causa da festa de Réveillon. Confira os desvios dos coletivos neste período:
- Avenida Paulista (sentido Consolação/Paraíso): o desvio será pela Alameda Santos, Rua Padre João Manoel, Rua José Maria Lisboa, Alameda Campinas, Rua Fernão Cardin, Avenida Brig. Luis Antonio, Alameda Santos, Rua Teixeira da Silva, Avenida Paulista, prosseguindo normal.
- Avenida Paulista (sentido Paraíso/Consolação): o desvio será pela Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga,  Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antonio Carlos, Rua Augusta, Avenida Paulista, prosseguindo normal
- Avenida Brigadeiro Luís Antônio (sentido Bairro/Centro): O desvio será pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Alameda Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, prosseguindo normal.
- Avenida Brigadeiro Luís Antônio (sentido Centro/Bairro): o desvio será pela Avenida Brigadeiro Luís Antonio, Rua Treze de Maio, Praça Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutoia, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, prosseguindo normal.
g1

Nenhum comentário: