sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Abertura da Estação Adolfo Pinheiro do Metrô de São Paulo é adiada

A abertura da Estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, foi adiada por tempo indeterminado. Ela deveria começar a funcionar em fase de testes com passageiros a partir deste sábado (1º), conforme havia anunciado o governador Geraldo Alckmin na sexta-feira (17).
Estação Adolfo Pinheiro (Foto: Victor Moryiama/G1 )
Moderna, a estação terá como uma de suas principais novidades uma "vitrine arqueológica" com trilhos de bondes achados em escavações na região.

A nova estação lembra as da Linha 4-Amarela. As plataformas de embarque têm uma barreira de vidro que isola os passageiros dos trilhos. Além de evitar acidentes, essa parede transparente impede que objetos caiam na via e atrasem as viagens.
Trilhos de bonde achados em escavações na região foram expostos em vitrine (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Mais semelhanças com as estações da Linha 4 são os tetos de vidro, que aproveitam a luz natural durante o dia, e as portas automáticas nas plataformas, que só abrem quando o trem para.
Há também 12 escadas rolantes inteligentes (com sensores que identificam quando alguém pisa nos degraus, aumentando a velocidade do rolamento) e elevadores acessíveis para deficientes físicos. O chão de toda a estação tem piso tátil, essencial para cegos caminharem com segurança.
Funcionários do Metrô finalizam iluminação na Estação Adolfo Pinheiros (Foto: Victor Moryiama/G1)
Outra novidade é uma vitrine arqueológica. Dois pedaços de trilhos de bonde do começo do século passado que foram encontrados durante escavações da nova estação estão expostos em uma caixa de vidro. Segundo o Metrô, ambos os seguimentos foram tratados e higienizados utilizando modernas técnicas de preservação.
g1

Nenhum comentário: