domingo, 30 de março de 2014

Hamilton vence de ponta a ponta; Massa se impõe sobre Bottas e é 7º

Um problema banal, no chamado "cachimbo da vela" do motor, foi o responsável por tirar Lewis Hamilton da corrida anterior, na Austrália. Mas neste domingo, nada pôde deter o piloto da Mercedes no GP da Malásia. Largando da ponta, o britânico imprimiu um ritmo forte e, com uma atuação impecável, não foi ameaçado em momento nenhum pelos adversários, recebendo a bandeira quadriculada com 17 segundos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, que lidera o campeonato com 43 pontos. O tetracampeão Sebastian Vettel se recuperou do abandono em Melbourne com uma atuação consistente que o levou ao pódio no Circuito Internacional de Sepang. Foi o 23º triunfo de Hamilton na carreira, igualando o brasileiro Nelson Piquet na 11ª posição do ranking de maiores vencedores da história da Fórmula 1.
Massa ignora Williams e segura Bottas
Partindo de 13º, Felipe Massa se beneficiou da ausência da chuva e conseguiu fazer uma corrida de recuperação para chegar na sétima colocação. O brasileiro passou três na largada, ganhou outras posições durante a prova e nas voltas finais, foi avisado pelo rádio: "Valtteri está mais rápido que você. Não o segure (...) Ele tem pneus melhores. Precisamos deixá-lo ir. Não o segure”. Uma mensagem que inevitavelmente remeteu ao famoso episódio do “Fernando está mais rápido que você”, do  GP da Alemanha de 2010 quando o brasileiro precisou ceder a vitória a Fernando Alonso na Ferrari. Mas dessa vez, o fim da história foi diferente. O brasileiro não respondeu pelo rádio, e sim na pista: pisou fundo, conteve as investidas do finlandês e assegurou o sétimo lugar. A intenção do time era liberar o finlandês para brigar pelo sexto lugar com Jenson Button, da McLaren. Felipe defendeu sua atitude na pista: 'Fiz o correto'. O clima na Williams neste domingo esteve tão quente quanto o da abafada cidade de Kuala Lumpur. Massa e Bottas já haviam se estranhado no início da corrida. O finlandês exagerou ao atacar o brasileiro, que reclamou pelo rádio: "Vocês viram o que ele fez? Ele me tocou!".
Hamilton comemoração pódio GP Malásia F1 (Foto: AFP)Lewis Hamilton comemora vitória no pódio do GP da Malásia (Foto: AFP)
Fernando Alonso e Nico Hulkenberg protagonizaram outro interessante duelo nas voltas finais, com o espanhol da Ferrari levando a melhor sobre o alemão da Force India, ficando com a quarta posição.Kevin Magnussen (McLaren) e Daniil Kvyat (STR) completaram o top 10. A corrida foi marcada por muitos abandonos, sete ao total, mesma quantidade do GP da Austrália. Depois de chegar em segundo em Melbourne e ser desclassificado, Daniel Ricciardo teve um domingo para esquecer: viu os mecânicos da RBR fazerem lambança em seu pit stop, viu sua asa dianteira quebrar sozinha, levou um "stop and go" por ter sido liberado sem segurança nos boxes, abandonou e ainda foi punido com dez posições no grid de largada do GP do Bahrein do próximo fim de semana.
Felipe Massa e Bottas prova GP Malásia F1 (Foto: Reuters)Felipe Massa ignorou ordens da equipe para deixar Valtteri Bottas passar (Foto: Reuters)

A Fórmula 1 já volta no próximo fim de semana com o GP do Bahrein, válido pela 3ª etapa da temporada 2014. A corrida no Circuito Internacional de Sakhir para o meio-dia (horário de Brasília) do próximo domingo. 
Confira o resultado final do GP da Malásia:
1) Lewis Hamilton  (ING/Mercedes)    1m40m25s974
2) Nico Rosberg    (ALE/Mercedes)    + 17s313
3) Sebastian Vettel   (ALE/RBR-Renault)    + 24s534
4) Fernando Alonso    (ESP/Ferrari)     + 35s992
5) Nico Hulkenberg    (ALE/Force India-Mercedes) + 47s199
6) Jenson Button   (McLaren-Mercedes)   + 1m23s691
7) Felipe Massa    (BRA/Williams-Mercedes)    + 1m25s076
8) Valtteri Bottas    (FIN/Williams-Mercedes)    + 1m25s537
9) Kevin Magnussen    (DIN/McLaren-Mercedes)  + 1 volta
10) Daniil Kvyat    (RUSSTR-Renault)     + 1 volta
11) Romain Grosjean    (FRA/Lotus-Renault)     + 1 volta
12) Kimi Raikkonen  (FIN/Ferrari)     + 1 volta
13) Kamui Kobayashi    (JAP/Caterham-Renault)  + 1 volta
14) Marcus Ericsson    (SUE/Caterham-Renault)  + 2 voltas
15) Max Chilton     (ING/Marussia-Ferrari)  + 2 voltas

Abandonaram:
Daniel Ricciardo   (AUS/RBR-Renault)    49 voltas
Esteban Gutiérrez  (MEX/Sauber-Ferrari)    35 voltas
Adrian Sutil    (ALE/Sauber-Ferrari)    32 voltas
Jean-Eric Vergne   (FRA/STR-Renault)    18 voltas
Jules Bianchi   (FRA/Marussia-Ferrari)  8 voltas
Pastor Maldonado   (VEN/Lotus-Renault)     7 voltas
Sergio Pérez    (MEX/Force India-Mercedes) 0 voltas
Globo Esporte

Nenhum comentário: