domingo, 28 de dezembro de 2014

Retrospectiva - Com volta de Mano Menezes, Corinthians inaugura Arena, mas passa 2014 em branco

O Corinthians começou a temporada 2014 com novo treinador. Após não renovar com Tite, o presidente Mário Gobbi contratou o técnico Mano Menezes, que na primeira passagem no time de Parque São Jorge teve um belo trabalho, conquistando a Série B em 2008, Campeonato Paulista Invicto e Copa do Brasil em 2009. 




A primeira tarefa de Mano era fazer uma reformulação no elenco, que não fez um bom campeonato Brasileiro no ano anterior. Alguns jogadores considerados "medalhões" estavam na lista de dispensa, com Emerson Sheik e Alexandre Pato. O Paulistão começou e o time era o mesmo que encerrou a temporada de 2013. Na estréia o Timão derrotou a Portuguesa por 2x1 no Canindé, depois venceu o Paulista por 1x0 em Americana. A partir daí a crise se instalou no Parque São Jorge. Após ficar seis rodadas sem vencer, a torcida do Corinthians invadiram o CT Joaquim Grava, pedindo a saída de Emerson Sheik e Alexandre Pato. Na derrota para o São Bernardo no Pacaembu por 1x0, o atacante reclamou publicamente, dizendo que ele não jogou na função dele. Essa declaração irritou Mano Menezes que pediu a dispensa de Pato. Como o atacante custa caro e não chegou nenhuma oferta, o Timão fez um acordo com o São Paulo, fazendo uma troca, Pato foi para o São Paulo com empréstimo de duas temporadas e Jadson veio para o Corinthians, com a primeira temporada sendo por empréstimo e a partir da temporada 2015 ele fica como jogador do Timão, sem vínculo com o Tricolor.

Jadson começou muito bem no Timão, fazendo vários gols, inclusive de faltas e participando praticamente de todos os gols do Timão, quando o time voltou a vencer no Paulistão. Quando o Corinthians reagiu no Estadual era tarde demais, com derrota para o São Paulo no Pacaembu e empate contra o Penapolense e as duas vitórias do Ituano, o Corinthians foi eliminado na primeira fase da competição. 

Na Copa do Brasil o Corinthians estreou contra o desconhecido Bahia de Feira, e venceu por 2x0, eliminando o segundo jogo, e com isso, o time de Mano Menezes ficou mais de 1 mês sem ter jogos oficiais.

Depois do vexame no Campeonato Paulista, e com um bom tempo para colocar a casa em ordem, o Corinthians entrou no Campeonato Brasileiro sendo considerado um dos favoritos para conquistar a competição. A estréia foi contra o Atlético Mineiro em Uberlândia, no dia 20 de abril e o jogo foi marcado por um fato muito triste, a morte do narrador esportivo Luciano do Valle da Band. O narrador estava indo para Minas Gerais para transmitir essa partida, ele passou mal no avião e infelizmente morreu no hospital. O jogo foi fraco e ficou no 0x0. Na segunda rodada foi marcante para o torcedor corintiano. Com a tão sonhada casa pronta, foi hora de se despedir do Pacaembu, e o Timão jogou bem, derrotou o Flamengo por 2x0 e se despediu do estádio Paulo Machado de Carvalho, palco onde o Timão conquistou a tão sonhada Copa Libertadores da América em 2012, e de maneira invicta.

Após esperar por tanto tempo, depois de muitas maquetes que foram apresentados, na época de Vicente Mateus, Alberto Dualib, o Corinthians finalmente jogou na sua verdadeira casa, aliás, em uma mansão. A partida histórica foi contra o fraco Figueirense, que estava na zona do rebaixamento e o time catarinense derrotou o Timão na Arena por 1x0, com gol de Giovanni Agusto, no dia 18 de maio de 2014. O Timão ainda teve outra chance de vencer em sua Arena antes da Copa do Mundo, mas ficou no empate contra o Botafogo em 1x1. A primeira vitória em sua Arena foi contra o Internacional, o Timão jogou bem e venceu o Colorado por 2x1. Contra seus rivais, o Timão venceu todos, o Palmeiras por 2x0, São Paulo 3x2 e Santos 1x0, todos eles com gols do atacante Paolo Guerrero.

Na Copa do Brasil após o Timão derrotar o Bahia de Feira, o time de Mano Menezes enfrentou o Nacional do Amazonas e derrotou o time de Manaus por 3x0, jogando na Arena Amazonas. Na fase seguinte o time de Mano Menezes eliminou o Bahia, venceu no jogo de ida por 3x0 e perdeu por 1x0 em Salvador. Nas Oitavas de final o adversário foi o Bragantino, que eliminou o São Paulo no Morumbi por 3x1. No jogo de ida o Timão perdeu por 1x0 e no jogo de volta na Arena em Itaquera, o Corinthians venceu por 3x1 e avançou para às Quartas de final.

No Campeonato Brasileiro o Corinthians não estava conseguindo manter uma regularidade, o time vencia os times da parte de cima da tabela e perdia pontos para os times que estava brigando para não ser rebaixado, e claro isso irritou os torcedores. O time não estava bem no Brasileirão, a torcida pegava no pé, criticava e muito o trabalho do Mano Menezes, chamando o treinador de retranqueiro, e a situação piorou no jogo contra o Galo na Copa do Brasil. Nas quartas de final da competição, o Corinthians derrotou o time mineiro por 2x0 na Arena em Itaquera. Com uma boa vantagem para o jogo da volta, o Corinthians abriu o placar no começo da partida com gol de Guerrero, e mesmo com uma vantagem de 3x0, somando os dois jogos, o Corinthians conseguiu ser eliminado da competição nacional, como no Brasileirão estava impossível de brigar pelo título com o Cruzeiro, a Copa do Brasil era o único torneio que o Timão poderia vencer em 2014, já que foi eliminado no Campeonato Paulista.

Após a eliminação para o Galo, o Corinthians ainda lutava por uma vaga na Libertadores de 2015, maior objetivo do time no ano. Na penúltima rodada, o Timão foi goleado pelo Fluminense no Maracanã, perdendo por 5x2. Com a derrota do Grêmio para o Bahia, o Timão mesmo com a derrota no Maracanã garantiu sua vaga na Libertadores, mas ainda teria que brigar com o Internacional pelo terceiro lugar, já que leva diretamente para a fase de grupos da competição internacional. Na última rodada o Corinthians enfrentou o Criciúma na Arena em Itaquera, e o Timão venceu com dificuldades, o time catarinense, que inclusive já tinha decretado seu rebaixamento a algumas rodadas atrás. O Timão venceu por 2x1. Com a vitória do Internacional contra o Figueirense pelo mesmo placar, o Corinthians terminou em quarto lugar com 69 pontos e o Inter em terceiro, também com 69 pontos, e o Timão terá que jogar a Pré-Libertadores, que será contra o Once Caldas da Colômbia. O primeiro jogo será em Itaquera e o segundo na Colômbia.

Após passar o ano de 2014 sem conquistar nenhum título, a diretoria do Corinthians não renovou contrato de Mano Menezes, que era muito criticado pelo torcida e por algumas pessoas nos bastidores. Em sua última entrevista coletiva, após a vitória contra o Criciúma por 2x1, Mano se despediu do Timão, um pouco decepcionado.

Quase duas semanas depois do anúncio da saída de Mano Menezes, o Corinthians contratou o técnico Tite, para alegria da nação corintiana. No time de Parque São Jorge, Tite foi Campeão Brasileiro, Libertadores, Mundial, Paulista e da Recopa Sul-Americana. Tite assinou um contrato de 3 anos e voltará a trabalhar a partir do dia 5 de janeiro, data onde os jogadores se reapresentaram para iniciar a Pré-temporada, que será feita nos Estados Unidos, disputando um amistoso de luxo.

2014 também foi marcada pelo último ano de mandato do Presidente Mário Gobbi, ele assumiu a presidência do clube em 2011, e na gestão dele o Corinthians conquistou vários títulos, mas ele foi muito contestado, já que o time que foi campeão de tudo foi trazido pelo ex-presidente Andrés Sanches, e quando o Gobbi começou pra valer sua gestão, em 2014 acabou não conseguindo fazer com que o Corinthians tivesse um time competitivo e brigasse pelos títulos. Contratação de Mano Menezes, o péssimo negócio envolvendo o atacante Alexandre Pato entre outros marcaram a gestão de Mário Gobbi no Timão.

Na eleição que será realizado no dia 7 de fevereiro, quatro candidatos concorrem a presidência do Timão: Roberto de Andrade (situação), Ilmar Schiavenato, Paulo Garcia e Antonio Roque Citadini pela oposição.

O Timão voltará a campo no dia 1 de fevereiro, contra o Marília no Campeonato Paulista. O torcedor corintiano espera que 2015 seja melhor que o ano de 2014 para o Sport Clube Corinthians Paulista.


Nenhum comentário: