terça-feira, 28 de abril de 2015

Marta Suplicy entrega carta de desfiliação ao PT

A senadora Marta Suplicy (SP) entregou nesta terça-feira (28) sua carta de desfiliação ao Partido dos Trabalhadores (PT). O documento foi entregue, aos diretórios municipal, estadual e nacional do PT, além da Justiça Eleitoral. Suplicy deverá migrar para o PSB.



Filiada ao PT desde 1981, antes de se eleger para o Senado, Marta foi deputada federal e prefeita de São Paulo. No segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela assumiu o Ministério do Turismo até junho de 2008 e se afastou para concorrer à prefeitura de São Paulo, retornando ao ministério na gestão Dilma Rousseff.

Marta adotou uma postura crítica ao Executivo federal desde que deixou o primeiro escalão em novembro do ano passado, pouco depois da reeleição da petista. Na carta na qual pediu demissão do governo, ela fez críticas indiretas à condução da política econômica no primeiro mandato da petista.

A relação da senadora paulista com a presidente da República ficou conturbada, depois que Marta tentou articular nos bastidores a candidatura de Lula ao Palácio do Planalto. Porém, a situação se desgastou de vez quando Dilma nomeou Juca Ferreira para o comando do Ministério da Cultura.

Irritada com a decisão, Marta desferiu duras críticas ao titular da Cultura em uma rede social e enviou para a Controladoria-Geral da União um documento com denúncias relacionadas à primeira gestão de Juca no ministério. Ele já havia ocupado a pasta no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No novo partido, Marta Suplicy deverá ser candidata a Prefeita de São Paulo no ano que vem, em 2012 ela tentou ser a candidata pelo PT, mas a presidente Dilma e o ex-presidente Lula preferiram o professor Fernando Haddad, que foi eleito vencendo o candidato tucano José Serra.

Nenhum comentário: