quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015: River sofre na fase de grupos, elimina rival, goleia no Brasil, vence zebra e conquista a Copa Libertadores

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Copa Libertadores da América de 2015 tinha tudo para ser um dos melhores de todos os tempos, já que grandes equipes do futebol sul-americano como Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Internacional, Atlético Mineiro, Boca Juniors, River Plate, Santa Fé-COL entre outros participaram da competição dessa temporada.

Aqui no Brasil o time que entrou primeiro em campo foi o Corinthians. O Timão terminou em quarto lugar no Brasileirão 2014 e por isso entrou na chamada Pré-Libertadores. Os torcedores alvinegros estavam confiantes, principalmente com a volta do técnico Tite, mas o fantasma de 2011 ainda assustava o time alvinegro, já que naquela ocasião o Timão perdeu para o desconhecido Deportes Tolima da Colômbia.

O adversário do Corinthians nessa fase foi a boa equipe do Once Caldas-COL, equipe que já conquistou a competição em 2004. Mas dessa vez o Corinthians não deu chances para zebra e passou o carro em cima do time colombiano por 4x0 em Itaquera no jogo da ida e empatou na Colômbia por 1x1, garantindo vaga para a fase de grupos. Na fase de grupos o Corinthians ficou no grupo do São Paulo e os dois times paulistas avançaram para às Oitavas de final. Além de Timão e Tricolor, todos os outros times brasileiros avançaram.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Nas Oitavas de final o Corinthians perdeu para o Guarani do Paraguai nos dois jogos. 2x0 no Paraguai e 1x0 em Itaquera, e deixou a competição. O Cruzeiro enfrentou o São Paulo. O time paulista venceu no Morumbi por 1x0 e no Mineirão o Cruzeiro venceu pelo mesmo placar e a disputa foi para os pênaltis. O time mineiro venceu por 4x3 e avançou na competição. No outro confronto brasileiro, o Inter eliminou o Galo, após empate no Horto por 2x2, o Colorado venceu por 3x1 no Beira-Rio e avançou para às Quartas de final. Para a surpresa de muitos torcedores, as Oitavas de final recebeu o clássico entre River Plate x Boca Juniors. No jogo de ida o River venceu por 1x0 jogando em casa e na volta durante a volta dos jogadores para o segundo tempo, torcedores do Boca jogaram spray de pimenta nos jogadores do River. O jogo foi suspenso e a Conmebol eliminou o Boca Juniors da competição. Nos outros confrontos dessa fase o Tigres-MEX eliminou o Universitário Sucre, o Emelec eliminou o Atlético Nacional e o Santa Fé eliminou o Estudiantes.

Nas quartas de final o River Plate enfrentou o Cruzeiro. No jogo de ida na Argentina o time brasileiro venceu por 1x0, mas no Mineirão o River fez grande jogo, não deu chances para a Raposa e venceu por 3x0. Nos outros jogos, o Inter eliminou o Santa Fé, o Guaraní-PAR eliminou o Racing e o Tigres venceu o Emelec.

Na fase semifinal o River Plate enfrentou a grande "zebra" dessa Libertadores, o Guarani-PAR. No jogo de ida o River venceu por 2x0 e no Paraguai as equipes empataram em 2x2 e o time argentino chegou na grande final da competição. Na outra semifinal o Inter venceu o Tigres por 2x1 no Beira-Rio no jogo de ida, mas jogando no México, o time brasileiro não resistiu a pressão do time mexicano e perdeu por 3x1 e deixou a competição.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Na grande final, o jogo de ida foi disputado no México, e o jogo ficou no empate em 0x0. Na finalíssima, a disputa foi no estádio Monumental de Núñez, e o River passou o carro em cima do time mexicano, vencendo por 3x0 e conquistou a Copa Libertadores da América de 2015, a terceira em sua história.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Artilharia da Libertadores 2015:
Gustavo Bou - Racing-ARG - 8 gols
Guido Carrillo - Estudiantes-ARG - 7
Miller A. Bolaños´- Emelec-EQU - 6
Federico Santander - Guarani-PAR - 6
Esteban E. Paredes - Colo Colo - CHI - 5
Valdivia - Internacional-BRA - 5

Nenhum comentário: