domingo, 30 de outubro de 2016

Marcelo Crivella (PRB) é eleito prefeito do Rio

Marcelo Crivella (PRB) foi eleito neste domingo (30) prefeito do Rio. O candidato teve 1.700.030 votos, o que corresponde a 59,36% dos votos válidos, e superou Marcelo Freixo (PSOL) no segundo turno.

Marcelo Crivella (PRB), prefeito eleito do Rio de Janeiro com 59,36% dos votos válidos, comemora após a vitória sobre Marcelo Freixo (PSOL) (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)

O total de abstenções foi maior que os votos recebidos por Freixo. Enquanto o candidato do PSOL teve 1.163.662 votos (40,64% dos votos válidos), o número de cariocas que não foram às urnas chegou a 1.314.950 – o equivalente a 26,85% do eleitorado. 

Os votos em branco somaram 149.866 (ou 4,18% do total) e os nulos, 569.536 (ou 15,9%).

Em seu primeiro discurso após a vitória, o prefeito eleito agradeceu os apoios recebidos, como o da Igreja Católica, e disse que conseguiu vencer "uma onda enorme de preconceito levantada na campanha eleitoral". 

"Agradeço também aos espíritas, umbandistas, aos do candomblé e aos que não têm religião. (...) Ninguém vence sozinho", afirmou Crivella, que é bispo licenciado da Igreja Universal.

O novo prefeito também prometeu "cuidar das pessoas", uma das frases mais ouvidas durante sua campanha. 

"É um momento de muita emoção, principalmente pra mim, que venho tentando vencer uma eleição para prefeito e governador do Rio mais de uma vez", disse. Esta foi a terceira vez que ele disputou a prefeitura do Rio.

"Gostaria de deixar registrada essa frase que eu ouvi no final da apuração, de um senhor que me abraçou e disse: 'Crivella, chegou a sua vez!'. Eu peço a Deus que essa modesta vida pública, acidentada vida pública, possa deixar para todos os cariocas esse ensinamento de que sempre chega a nossa vez quando a gente não desiste. Peço a Deus que dê a mim e a cada um de vocês que me acompanharam e outros que estão reunidos no Clube de Bangu, que nesses quatro anos de governo possamos ter a esperança dos que sempre lutam e a fé dos que nunca desistem. Muito obrigado a todos."

"Quero também parabenizar o candidato Marcelo Freixo por sua luta, por todos obstáculos vencidos", afirmou Crivella.

Derrotado, Freixo subiu em um palco no Centro do Rio para falar com seus eleitores. 

"Nós vencemos esta eleição. É só o começo de uma luta muito grande e muito bonita. O Rio de Janeiro, nesse momento, segue de exemplo para o Brasil inteiro, para aqueles que não se renderam (...). A gente tem muito orgulho de estar aqui, e a gente marcou na praça pública, não em um clube fechado."

A vitória marca a quebra do domínio do PMDB na capital fluminense, após oito anos da gestão de Eduardo Paes, que não conseguiu eleger Pedro Paulo seu sucessor.

O atual prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse em seu Twitter que falou com o prefeito eleito. 

"O parabenizei pela vitória, desejando a ele todo sucesso nessa honrosa função", escreveu Paes. "Me coloquei à disposição para fazermos um transição sólida e tranquila, que possa garantir a ele e sua nova equipe todas informações necessárias", afirmou.

Nenhum comentário: