Fora da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2017 após ser eliminado nas quartas de final da Copa da Argentina, o Boca Juniors tenta agora uma vaga no “tapetão”. O presidente do clube, Daniel Angelici, quer “melar” o novo calendário da Conmebol e inclusive ameaçou criar um “torneio paralelo” com o River Plate, que também não se classificou para nenhuma das competições internacionais.
O Boca se juntou à pressão do River para que o novo formato da Libertadores e da Copa Sul-Americana (que serão disputadas ao longo de todo o ano, não mais em um único semestre) só valha a partir de 2018. Desta forma, o Boca poderia ainda se classificar à Sul-Americana do ano que vem pelo Campeonato Argentino atual, que termina em maio de 2017.
Com as mudanças de calendário, a Sul-Americana começará dois meses antes disso, em março de 2017. Os times argentinos participantes já foram definidos pelo último campeonato nacional, que terminou em maio de 2016.
“Não pedimos que se mude nada, mas que se mantenha. Nós começamos este torneio para classificar para a Sul-Americana. O torneio que classifica para a Sul-Americana de 2017 é o que estamos jogando agora. Gostamos que a Sul-Americana e a Libertadores sejam disputadas o ano todo, mas deve ser só a partir de 2018″, defendeu Angelici.
O dirigente avisou: “Se não conseguirmos vaga na Sul-Americana, não me parece ruim armar um torneio paralelo”.
Os argentinos classificados à Sul-Americana de 2017 são os times que terminaram entre o 6º e o 11º lugares do último campeonato nacional (Independiente, Arsenal, Defensa y Justicia, Huracán, Gimnasia y Esgrima e Racing).
Já as equipes que jogarão a Libertadores são as cinco melhores colocadas do último Campeonato Argentino (Lanús, San Lorenzo, Estudiantes, Godoy Cruz e Tucumán), mais o campeão da Copa da Argentina, que ainda não está definido.
Opinião
De uma certa forma o Boca Juniors tem razão. A mudança de calendário da próxima Copa Libertadores e Copa Sul-Americana foram feitas com o campeonato Argentino em andamento. Claro que é sempre ruim um clube conquistar algo no “tapetão”, mas no que o Boca reclama, ele tem toda razão. Vamos ver como ficará resolvido essa situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário