quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Polícia recupera menos de 10% dos celulares roubados em SP

A cada cem celulares roubados no Estado de São Paulo neste ano, menos de sete foram recuperados pelas polícias, ou 6,6%. Por causa da facilidade de ser escondido, transportado e revendido ilegalmente, o aparelho tem se tornado, cada vez mais, o principal alvo da ação de bandidos.
Resultado de imagem para celulares roubados
O celular está presente em 61,4% das ocorrências notificadas no Perfil de Roubos da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Isso quer dizer que ao menos 149 mil roubos, crime mediante ameaça ou agressão de aparelhos foram registrados no Estado entre janeiro e abril.
Por outro lado, o número de aparelhos recuperados é de 9.848, de acordo com dados obtidos pelo jornal "O Estado de S. Paulo". A polícia também recuperou outros 5.003 aparelhos provenientes de furto (crime de menor potencial ofensivo). Na maioria das vezes, os celulares são recuperados durante abordagens policiais, quando o aparelho ainda está com o bandido.
Neste ano, os assaltos em geral atingiram média de 26.972 casos por mês, a maior já registrada. Para especialistas, no entanto, o número real de ocorrências pode chegar a até o dobro, uma vez que parte das vítimas opta por não fazer o registro do boletim de ocorrência.

Prevenção

Em nota, a SSP informa que a Polícia Militar considera a dinâmica criminal na hora de orientar o policiamento preventivo e que diariamente são feitos flagrantes de apreensão.
 "As polícias prenderam, neste ano, 105.502 pessoas em flagrante no Estado, aumento de 5,2% em relação aos primeiros nove meses de 2015."
A SSP diz ainda que a Polícia Civil criou um banco de dados que possibilita cruzar informação de celulares com os registros de furto e roubo. Ainda de acordo com a pasta, é preciso "conscientizar a população" a registrar as ocorrências, já que os BOs servem como base para planejar o patrulhamento. 

Nenhum comentário: