terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Bolsonaro exclui Mourão de reunião ministerial; saiba o motivo

Bolsonaro promoveu nesta terça-feira (9) reunião ministerial no Palácio do Planalto sem a presença do vice-presidente Hamilton Mourão.

O encontro reuniu 22 dos 23 ministros. O único que não compareceu foi o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que está em agenda no exterior.

Segundo assessores palacianos, Bolsonaro avisou do encontro a cada pasta de maneira individual, evitando convocar uma reunião do conselho de governo, justamente para não precisar convidar o general da reserva.

O vice-presidente faz parte do colegiado consultivo e costuma participar dos encontros. Recentemente, ele ficou ausente quando estava em recuperação após ter sido contaminado pelo coronavírus.

Além da desconfiança que Bolsonaro tem de Mourão, o presidente já disse acreditar a integrantes da equipe ministerial que o militar vaza para a imprensa informações discutidas durante o encontro.

Nesta terça-feira (9), de maneira atípica, Mourão preferiu entrar e sair do seu gabinete por uma porta lateral, sem acesso da imprensa.

Desde o ano passado, Bolsonaro tem tratado Mourão como um adversário de seu governo. O presidente evita consultar o militar sobre questões estratégicas, raramente o recebe para um audiência particular e desautoriza de forma indireta declarações públicas.

Nenhum comentário: