quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Bruno Covas não vai se afastar da Prefeitura de SP durante tratamento

Foto: Bárbara Muniz Vieira/G1

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), não irá se afastar da Prefeitura durante o tratamento de quimioterapia. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa da equipe médica do hospital Sírio-Libanês, onde Covas está internado, no início da tarde desta quinta-feira (18).

Na quarta (17), o prefeito iniciou um novo tratamento quimioterápico após exames de imagem detectarem a presença de um nódulo no fígado.

“O prefeito confirma que não vai se afastar, que vai continuar trabalhando. Ele está trabalhando. Se surgir um fato novo, alguma consequência da quimioterapia, isso será discutido em outro momento. Agora, ele continua trabalhando, continua despachando normalmente”, disse o médico David Uip.

Covas foi internado na terça-feira (16), para a rotina de tratamento do câncer que ele enfrenta na região da cárdia, transição entre estômago e esôfago. O novo nódulo foi descoberto na reavaliação eletiva, que é feita periodicamente.

Covas não tinha apresentado sintomas por causa do novo nódulo. Em dezembro, quando essa mesma reavaliação tinha sido feita, o nódulo ainda não tinha aparecido.

“Observou-se o surgimento de um pequeno nódulo hepático, o que nos sugere que de alguma forma a doença tenha conseguido ganhar terreno apesar da imunoterapia. Isso pode acontecer, é por isso que esses exames periódicos são feitos em todo mundo que está em tratamento oncológico. A gente precisa manter vigilância constante sobre a doença. Se fala muito em mutação, isso é uma constante quando se fala de vírus, então ele pode fazer a mesma coisa, ele [Covas] pode deixar de ser sensível a um medicamento que vinha tendo sucesso”, afirmou Katz.

O novo nódulo encontrado tem poucos milímetros e é bem menor do que o primeiro encontrado em outro ponto do mesmo órgão em outubro de 2019, de 2 centímetros, de acordo com o médico Tulio Eduardo Flesch Pfiffer.

Apesar do novo nódulo, Katz disse que Covas teve ótima resposta ao tratamento com imunoterapia e quimioterapia e o primeiro nódulo hepático “praticamente desapareceu”, o que permitiu que ele “mantivesse suas atividades profissionais e pessoais sem maiores restrições”.

De acordo com David Uip, o prefeito, apesar do novo nódulo detectado, “está muito bem, trabalha normalmente, despacha normalmente, se alimenta normalmente, e deve ficar internado até o final da sexta-feira, ou sábado pela manhã. Na sequência ele retornará o seu dia a dia de prefeito, estabelecendo, obviamente, as limitações eventuais do tratamento.”

Covas está sendo acompanhado pelas equipes coordenadas pelos médicos David Uip, Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Tulio Eduardo Flesch Pfiffer e João Luiz Fernandes da Silva (radioterapia).

Nenhum comentário: