sexta-feira, 30 de março de 2012

Fifa obriga times a liberarem jogadores sub-23 para as Olimpíadas


O Comitê Executivo da Fifa informou nesta sexta-feira que todos os times de futebol serão obrigados a ceder jogadores sub-23 para a disputa das Olimpíadas de 2012, de acordo com comunicado divulgado no site oficial da entidade que rege o futebol.
Com isso, diversos clubes brasileiros podem sofrer com desfalques durante parte do campeonato nacional, que seguirá em disputa durante a competição marcada para acontecer em Londres. Atualmente com 52 jogadores pré-convocados por Mano Menezes, a Seleção tem entre os escolhidos, tanto abaixo dos 23 anos, como acima desta idade - três atletas podem ser chamados nesta categoria - atletas de Atlético-MG, Vasco, Botafogo, Grêmio, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Santos, Internacional, São Paulo, Coritiba e Fluminense.
Entre estes, Ganso e Neymar, do Santos, Casemiro e Lucas, do São Paulo, Leandro Damião, do Inter, e Oscar, vivendo um imbróglio entre Tricolor e Colorado, são alguns dos atletas que obrigatoriamente devem ser liberados – caso figurem na lista final para a competição a qual deverá ser divulgada no dia 6 de julho.
Com a apresentação do elenco da Seleção marcada para o dia 9 de julho, espera-se que estes atletas fiquem até oito rodadas fora do Brasileirão, já que as Olimpíadas acontecem entre o dia 27 de julho até 12 de agosto. Na Europa, os times estarão em sua pré-temporada.
Fora do calendário oficial de competições da Fifa, os clubes eram relutantes quanto à obrigatoriedade de liberar seus jogadores para os Jogos Olímpicos. Em 2008, quando a competição aconteceria em Pequim, na China, Argentina e Barcelona entraram em rota de colisão, por conta da convocação de Lionel Messi.
Alegando não ser uma data Fifa e, por isso, não ter necessidade de liberar o camisa 10, o clube catalão entrou com o processo na Corte Arbitral do Esporte (CAS), e venceu, mas, ainda assim, Messi disputou os Jogos Olímpicos, que deu à Argentina a medalha de ouro no futebol. As informações são do Gazeta Esportiva.

Nenhum comentário: