quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Lentidão aumenta 45% com retorno das aulas


Lentidão aumenta 45% com retorno das aulasCom o fim das férias escolares, a média de congestionamento na capital cresceu 45% no período da manhã, segundo levantamento da MapLink.
A aferição da empresa compara a média registrada na maior parte do mês de julho (entre os dias 2 e 27) com a primeira semana de aulas após as férias, do dia 31 de julho até o dia 2 deste mês.
Em julho, a média de lentidão das 7h era de 150 km, índice que saltou agora para 218,5 km. Na hora do almoço, às 12h, o índice ficou praticamente igual - eram 302 km e agora são 298 km.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não fez estudo de lentidão após o retorno das aulas.
Diferença
A MapLink realiza um monitoramento diferente da CET. O seu é feito por intermédio de GPS instalados em cerca de 300 mil veículos.
A empresa cruza dados de localização geográfica dos veículos nas vias em determinado momento, a velocidade média que desenvolvem e a fluidez de cada via (quanto, em média, é possível trafegar).
No caso da CET, são 868 km de vias monitoradas. A fluidez é medida de meia em meia hora por agentes no alto de prédios, câmeras e agentes de trânsito que percorrem as vias de maior importância.
Em fiscalização realizada ontem em 65 veículos de transporte escolar, entre kombis, vans, micro-ônibus e ônibus, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) multou 20 deles (31%) por irregularidades.
Cada um recebeu multa que varia de R$ 100 e R$ 1,5 milhão. Eles terão dez dias para a apresentar defesa.
A ação foi realizada nas escolas Móbile Colégio Ensino Infantil, Móbile Colégio Ensino Fundamental, Colégio Arquidiocesano de S. Paulo, Colégio Bandeirantes e Colégio Dante Alighieri.
Os agentes verificaram os tacógrafos - equipamentos que medem o tempo de uso do veículo, distância e velocidade.
Evitar acidentes
O diretor de Metrologia Legal e Fiscalização do Ipem, Paulo Roberto Lopes, considerou o número de veículos autuados "alto". Em nota, ele afirmou que o principal objetivo da operação é prevenir acidentes. As informações são do Destak Jornal.

Nenhum comentário: