quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Datena negocia com sequestrador em programa ao vivo; jornalista diz se arrepender

O apresentador José Luiz Datena, que apresenta o jornal Brasil Urgente, na TV Band, negociou ao vivo com um sequestrador no seu programa da última quarta-feira, 28 de outubro. Depois do acontecido, Datena disse que estava profundamente arrependido de ter tomado a atitude que tomou em seu programa.
Em entrevista, ele contou que quando começou a conversar com o sequestrador, ele já percebeu que não poderia estar fazendo aquilo. Mas, como já tinha começado, não poderia mais voltar atrás, já que o programa estava sendo exibido ao vivo. Ele disse que se arrependeu profundamente do acontecido, já que não é papel de jornalista tentar negociar com os bandidos.
No entanto, ele disse que ficou feliz por ter conseguido salvar as pessoas envolvidas no sequestro com a sua atitude. Mas ele sabe que não poderia ter feito aquilo e que agiu contra os seus próprios princípios ao negociar com o sequestrador.
Ele mesmo se lembrou que na época que aconteceu o sequestro da menina Eloá, no ano de 2008, ele fez duras críticas a apresentadora Sônia Abrão, que teve a mesma atitude que ele: tentou negociar, no programa ao vivo, com o sequestrador Lindenberg Alves. Datena afirmou que sua crítica, na época, não era exclusivamente a Sônia Abrão, mas sim a toda a imprensa de forma geral. Ele disse, que nessa época, a polícia não pediu para que ninguém ligasse para o sequestrador. Tanto que ele também tinha o telefone de Lindenberg, mas não ligou para o sequestrador.
No entanto, no caso da última quarta-feira, ele ligou para o sequestrador após um pedido insistente da polícia. Segundo Datena, o coronel da polícia pediu para que ele ligasse. Mas ele sabe que não poderia ter feito isso já que não é um negociador e não está preparado para lidar com essa situação. Em seguida, ele disse que nunca mais fará isso. “Não considero uma atitude jornalística correta”, afirmou Datena.
No programa de quarta-feira, Datena passou mal e teve que deixar o programa. Ele disse que aceitou o pedido da polícia porque o programa era ao vivo e ele tinha alguns segundos para resolver aquilo e ninguém poderia decidir por ele. As informações são do Noticiasbr.

Nenhum comentário: