quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Proibidos, ônibus com mais de 10 anos circulam em SP

A cidade de São Paulo tem 938 ônibus com mais de dez anos de vida útil — o que é proibido, de acordo com o contrato que as empresas de ônibus têm com a prefeitura. Eles circulam, segundo as empresas e a própria SPTrans (São Paulo Transporte), porque as viações estão com dificuldades em oferecer garantias para financiar a compra de novos veículos.

O levantamento com os dados de janeiro foi obtido pelo Estado por meio da Lei de Acesso à Informação. Mas, nesta terça-feira (25), a SPTrans informou que o número é menor: 752 veículos, com base em dados do último dia 15. A frota da cidade é de 14,8 mil veículos.

Os ônibus antigos, fabricados em 2003, provocam queixas. Usuários reclamavam nesta terça da situação de um ônibus que estreou nas vias paulistanas no dia de Natal de 2003. Ele faz o percurso Rio Pequeno-Terminal Lapa, da linha 7725, na zona oeste. Diferentemente dos modelos mais recentes, o veículo não tem piso baixo, dificultando a entrada de pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, os degraus para o embarque são bastante altos, como conta o técnico em enfermagem Carlos Monteiro Araújo, de 54 anos.

— Cadeirantes não têm vez, porque nem elevador para eles existe. 

Protestos

Os contratos da SPTrans com empresas de ônibus venceriam no ano passado. Mas, diante dos protestos contra o aumento da passagem em junho, a prefeitura decidiu cancelar a licitação para renová-los. Os contratos antigos foram prorrogados até que se fizesse uma auditoria no sistema de transportes, tido como uma "caixa-preta".

Média mensal de ônibus queimados em São Paulo quadruplica após manifestações de junho

O presidente do SP Urbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo), Francisco Christovam, que já presidiu a SPTrans, alega que, por isso, não consegue, nos bancos, financiamentos mais robustos.

— O banco diz assim: ‘Você está comprando um veículo, mas quem me garante, depois, que você vai continuar no sistema.

O diretor financeiro da SPTrans, Adauto Farias, afirma que os ônibus antigos também são fiscalizados e que, se é constatada uma anormalidade, os veículos são retirados de circulação. Esses ônibus são vistoriados a cada 60 dias — os veículos dentro da validade passam por vistoria a cada 180.

— Quando é verificado que o ônibus está rodando com a idade acima do limite, a empresa é multada.

A SPTrans afirma ainda que, entre janeiro do ano passado e o dia 15, 1.207 ônibus novos entraram na frota.

r7

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