terça-feira, 30 de agosto de 2016

Blog do Leandro Leite entrevista Soninha Francine (PPS) candidata a Vereadora de SP

Resultado de imagem para soninha francine

O Blog do Leandro Leite entrevista a candidata a Vereadora de São Paulo, Soninha Francine (PPS). Nas últimas eleições municipais, Soninha se candidatou à Prefeitura da capital paulista, ao contrário dessas eleições que disputa uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo.

Confira a entrevista abaixo:

1. A senhora é a favor do recesso no meio do ano da Câmara Municipal?

Antes eu achava um absurdo; depois de ver o quanto o plenário é um dos lugares onde mais se desperdiça energia (porque 90% do tempo é só enrolação e papagaiada), lembro do alívio que era a chegada do recesso porque sobrava mais tempo para trabalhar!! Recesso não é sinônimo de férias... Mas alguns vereadores aproveitam para viajar etc, o que é uma pouca-vergonha. 

2. Em uma entrevista a senhora declarou que gostava de provocar os outros vereadores, usando salto alto, saia, enfim, tudo isso para quebrar o protocolo da Câmara Municipal, na época em que a senhora era vereadora pelo PT. Caso eleita, a senhora voltará a fazer esse tipo de provocação?

 Acho que essa entrevista foi mal editada kkk. Acho que nunca usei saia e salto alto na Câmara, muito menos para provocar os outros vereadores. Quase sempre eu estava de tênis, calça e camiseta - e não era para provocar, é só porque é a roupa que eu uso o tempo todo, a menos que uma ocasião formal exija um pouco mais de capricho. Se eleita, vou continuar me vestindo como sempre me visto e isso parece provocação para alguns, mas não é. 

3. Qual será seu maior desafio na Câmara Municipal?

Suportar as encenações e absurdos sem sofrer muito; lidar com as expectativas de quem espera de uma vereadora muito mais do que ela tem a possibilidade de fazer; lidar com meus próprios desejos de fazer muito mais do que é possível fazer. 

4. A senhora sempre disse que queria ser Prefeita de São Paulo e não Vereadora. Quando seu partido (PPS) te comunicou que ia apoiar o candidato João Dória (PSDB) nessa eleição, a senhora ficou frustrada? 

 Eu já tinha decidido não disputar a prefeitura desta vez e sim voltar ao Legislativo. O PPS teria candidato próprio caso Ricardo Young não tivesse ido para a Rede; daquele momento em diante, analisamos as várias possibilidades de apoio. Na disputa entre Marta e Dória, este teve a preferência da maioria. Depois de conhecê-lo de perto em um debate no partido, o que me faz mudar completamente de opinião a seu respeito, e de ouvir a Marta novamente, ficaria feliz com qualquer uma das duas escolhas. 

5. A senhora é a favor do aumento do IPTU?

Depende! Em lugares em que o valor não condiz com as reais possibilidades do proprietário do imóvel (porque é baixo demais), sou a favor do aumento. A questão é que essa avaliação é muito mais complexa do que a metragem, localização e potencial de uso do imóvel. Exemplo: algumas pessoas moram em casas grandes e bairros valorizados;  no entento vivem ali há décadas, o imóvel e seu único patrimônio e seu valor de mercado não faz nenhuma diferença na sua renda, uma vez que não pretendem vendê-lo!!

6. O prefeito Fernando Haddad reduziu as velocidades nas Marginais e em principais avenidas da cidade. A senhora é a favor ou contra a redução da velocidade?

A favor da redução de velocidade com critério e razoabilidade! Existe alguma coisa errada quando a velocidade em uma via expressa é mais baixa do que em uma avenida central (como a 23 de maio, que tem o limite de 60km/h, enqto na pista local da marginal, que não tem cruzamentos, travessia de pedestre, muitos acessos laterais e entradas de garagem, comércio de rua, bicicletas etc é 50 km/h); ou quando esse mesmo limite (50km/h em vias expressas) é igual ao dos ônibus nos corredores. Pra tudo existe uma medida correta. 

7. Na eleição desse ano tivemos algumas mudanças no horário eleitoral no Rádio e na TV, com apenas 10 minutos de duração e somente para os candidatos à Prefeitura da capital paulista. isso de algum modo atrapalha os candidatos a Vereador?

Não acho que o horário eleitoral no modo como era antes seja decisivo para alguém a escolher sua vereadora ou vereador... A exposição na TV serve para informar o maior número de pessoas possível sobre a sua candidatura (e nesse ponto não há nada que se equipare a ela) e confirmar para aqueles que já são seus eleitores de que a candidatura é para valer (alguns só se convencem assim). Portanto, se houvesse um número maior de inserções nos intervalos comerciais, isso compensaria com vantagens o fim do horário eleitoral tal como era antes. 

8.  Nesse ano de 2016 a cidade de SP passou por um grande sufoco com a rivalidade que foi criada entre Uber x Táxi. Tivemos muitos protestos dos taxistas para o prefeito Haddad não liberar o Uber, algo que não aconteceu. A senhora é a favor do Uber?

O Uber é muito útil e inevitável. A possibilidade de contar com um número muito maior de carros com motorista a qualquer momento e em qualquer lugar, a um preço menor do que os táxis, ajuda demais aqueles que precisam de transporte individual compartilhado. Se não houvesse esse aplicativo, de um jeito ou de outro as pessoas acabariam se organizando para que isso acontecesse.  Do ponto de vista ambiental e do uso do espaço, é ótimo. Cada automóvel passa muito mais tempo parado do que circulando e é muito bom que um só sirva a várias pessoas. O serviço também tem sido um socorro para pessoas desempregadas, que viram nisso uma alternativa de geração de renda. Mas o tempo vai reduzir o número de "Ubers" - quando a economia melhorar e pela depuração natural e eliminação de motoristas sem muita noção... O que é importante fazer é criar condições melhores para os taxistas. A prefeitura tem de acabar com o comércio (ilegal!) de alvarás e de cobrança para ter direito a trabalhar em alguns pontos. Sou favorável também à delimitação de áreas, na região central principalmente, em que carros particulares não possam circular - mas táxis, sim. 

9. Recentemente flagrei dois guardas da GCM multando motoristas na Marginal Pinheiros próximo da Estação Granja Julieta da CPTM. O que a  senhora pensa a respeito?

Penso que há coisas muito importantes que só a Guarda Civil pode fazer, enquanto funcionários da CET deveriam ser destacados para essa funçao. Mas a CET está sendo dizimada nesta gestão... 

10. Algo que eu não gosto de um vereador, é quando ele prioriza determinada região de SP, penso que eles tem que trabalhar por toda cidade. Por exemplo, o candidato mora na zona Leste e dá prioridade somente para a zona Leste. Isso é lei ou é escolha do vereador? A senhora também defende isso de priorizar determinada região e abrir mão das outras?

Não vejo problemas em um vereador se identificar mais com determinada região e se propor a ser representante principalmente de quem mora e trabalha nela. Errado é considerar que sua região é mais importante do que todas as outras e não se incomodar se elas forem prejudicadas, ou não se interessar por questões que digam respeito à cidade como um todo. Questões ambientais, por exemplo, afetam a população inteira; querer projeger apenas um pedaço da cidade e deixar que as outras se lasquem é completamente errado. De todo modo, nenhum vereador escapa à necessidade de opinar sobre todo tipo de matérias, afinal ele dá parecer sobre os projetos dos colegas e do prefeito e vota neles no plenário. Para suprir as áreas em que não domina, precisa recorrer a quem conheça - sua própria assessoria, especialistas no tema, assessores de carreira da Câmara Municipal.  O que ele não pode de jeito nenhum é se omitir ou deixar de se informar. 

11. Soninha Francine, o Blog do Leandro Leite agradece por sua participação na nossa sabatina online. Obrigado.

Eu é que agradeço! 

Nenhum comentário: