sábado, 8 de dezembro de 2018

Prefeitura de SP lança nova licitação de ônibus

Resultado de imagem para terminal parelheiros
Foto: Terminal Parelheiros, extremo sul de SP
A Prefeitura de São Paulo publicou o edital de concessão do sistema de ônibus da capital com valor de contrato 5% maior do que o previsto anteriormente. No documento de abril, era previsto R$ 68 bilhões. Agora, o valor subiu para R$ 71,4 bilhões.

A licitação vai definir a empresa, ou o consórcio, que irá administrar toda a frota de ônibus da capital paulista. O contrato será válido por 20 anos. A prefeitura tenta renovar a concessão desde 2013.

O Tribunal de Contas do Município (TCM) já barrou o edital por três vezes. A empresa que venceu a licitação antiga segue operando o sistema por meio de contrato emergencial.

Na última vez que o TCM barrou a licitação, foram apontadas 51 irregularidades, 20 improbidades e 19 recomendações a administração municipal.

O TCM já havia suspenso a tentativa do então prefeito Fernando Haddad (PT) de licitar o sistema viário em 2015. O sistema de São Paulo transporta cerca de 9,5 milhões de passageiros por dia em 14,3 mil ônibus. O novo edital prevê que os veículos com mais de dez anos de uso não poderão operar na cidade. A idade média da frota deve ser de 5 anos.

Nenhum comentário: