segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Após Consciência Negra, Neila Medeiros diz que 'Hoje é dia de branco'


A jornalista Neila Medeiros cometeu uma gafe na edição desta segunda-feira (24) no Notícias da Manhã. Neila disse que hoje é "dia de branco, dia de trabalhar", enquanto comentava o trânsito em São Paulo na volta do feriado da Consciência Negra, na última quinta (20). O trocadilho usado para se referir à segunda-feira é comum, porém gerou má interpretação por ser dito após a data de reflexão da escravidão de negros no Brasil.

A jornalista mostrava imagens de helicóptero do movimento nas principais avenidas de São Paulo, após o feriado prolongado. 

"A cidade tem cerca de 15 km de pontos de congestionamento agora. Bastante movimentação, muita gente ainda voltando do feriado prolongado e indo direto para o trabalho". disse Carolina Aguaidas, nos estúdios. 


Em seguida, Neila Medeiros disparou: "E hoje é dia de branco, não é, Carol? Dia de trabalhar". A expressão "Dia de branco" remete à segunda-feira e tem origem incerta, entre marinheiros que colocavam uniforme branco para trabalhar ou entre escravos que na segunda trabalhariam para o senhor "branco". O uso da expressão após o feriado de Consciência Negra pela jornalista, entretanto, pegou mal.


Nenhum comentário: