Por meio de nota oficial divulgada em seu site, a Federação Paulista de Futebol (FPF) se posicionou de forma contrária à decisão do Ministério Público do Estado, que vetou a presença de torcidas rivais em clássicos.
Em retaliação à medida que aprova a torcida única dos clássicos paulistas, a FPF enviou um ofício ao Ministério Público no sentido de rever a decisão, já que, segundo a entidade, “a punição generalizada prejudicaria os torcedores como um todo”.
A resolução com relação à torcida única nos clássicos paulistas ficou estabelecida no início da semana após os diversos incidentes no dia do Derby, que foi realizado no Pacaembu no último domingo.
Confira a nota emitida pela Federação Paulista de Futebol (FPF) na íntegra:
A Federação Paulista de Futebol lamenta a proibição de torcedores visitantes em nossos clássicos.
Embora entenda que a medida tenha a intenção de coibir ações violentas, a FPF não enxerga nesta decisão a solução para os recorrentes encontros violentos entre torcedores, que geralmente são registrados em locais distantes dos estádios.
Entendemos que a punição generalizada prejudicaria os torcedores como um todo e, por consequência, traz prejuízo ao fomento do futebol.
A FPF prega maior rigor na aplicação da legislação vigente para pôr fim à impunidade que ronda os casos de violência no futebol. Também defende a venda on-line e catraca exclusivas para o setor de torcidas organizadas.
Reforçamos ainda a necessidade de aumentar o diálogo com o poder público, clubes e sociedade civil para elaborarmos soluções exemplares e definitivas para este problema social.
Diante desse entendimento, a FPF informa que enviou pedido ao Ministério Público do Estado de São Paulo para que a proposta de “torcida única” nos clássicos seja revista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário