O projeto Expresso Monotrilho Leste Linha 15 - Prata do Metrô recebeu nesta terça-feira (28/5) o prêmio da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP) na categoria Inovação em Intermodalidade. A premiação ocorreu durante a 60º edição do Congresso Mundial de Mobilidade e Transporte Público, que acontece em Genebra, na Suíça, até 29 de maio. A Companhia do Metropolitano de São Paulo também foi premiada pela UITP, vencendo na categoria Inovação em Serviços ao Cliente, do Prêmio Crescendo com o Transporte Público (Grow With Public Transport).
Com a premiação, o Expresso Monotrilho Leste Linha -15 coloca São Paulo na vitrine do transporte público urbano mundial. A cidade será a primeira do mundo a implantar a tecnologia do novo modal de monotrilho de alta capacidade como sistema público de transporte massivo. Entre seus diferenciais estão alta capacidade de transporte em uma infraestrutura leve, de fácil construção, além da redução significativa do preço para construção e prazos de implantação.
A nova Linha 15-Prata do Metrô vai conectar as estações Vila Prudente e Cidade Tiradentes, na zona Leste de São Paulo, em um percurso de 24 km, com 17 estações, em que vão circular 54 novos trens de monotrilho, cada um com capacidade para transportar 1.000 passageiros. O primeiro trecho, entre as estações Vila Prudente e Oratório, entra em operação ainda em 2013.
A linha também é equipada com um sistema de controle automático de trens Bombardier CITYFLO 650, que permite um intervalo de circulação entre trens de apenas 75 segundos. Atualmente, um morador da zona leste leva mais de duas horas nesse percurso. Com o monotrilho, esse tempo será reduzido para 50 minutos.
A execução do projeto da Linha 15 está sob responsabilidade do Consórcio Expresso Monotrilho Leste, composto pela parceria das empresas Queiroz Galvão, OAS e Bombardier, vencedor da licitação realizada em 2010 pela Companhia do Metropolitano.
Novas tecnologias
O Prêmio Crescendo com o Transporte Público - regional América Latina foi concedido ao Metrô de São Paulo pelo trabalho "Uso inovador de novas tecnologias de informação: colaboração dos usuários para melhorar a operação de trens e estações". Esse trabalho foi selecionado entre mais de 270 cases inscritos por mais de 50 países, nas categorias "mundial" e "regional".
Acompanhando a evolução das novas tecnologias, o Metrô é um dos pioneiros entre as empresas de transporte público no uso dessas tecnologias para se relacionar com os seus usuários. Hoje, esses novos canais são utilizados principalmente para melhorar e experiência de viagem dos usuários, em que as mais diversas solicitações são prontamente verificadas e atendidas, muitas em tempo quase real.
Pesquisa realizada em setembro de 2012 indica que 86% dos usuários do Metrô acessam a internet regularmente. Desses, 84% fazem uso habitual das redes sociais, indicando que o potencial de crescimento do uso dessas novas mídias para esse fim é imenso.
Esse processo foi iniciado em 2009, com a criação do perfil do Metrô no Twitter. Em 2011, foi criada a página oficial no Facebook. No mesmo ano, foi lançado o serviço de SMS-Denúncia (em que o usuário pode informar, anonimamente, delitos, vandalismo e comércio ilegal por mensagem de celular). Seguindo essa tendência de melhorar a comunicação e relacionamento com usuários, o Metrô passou a disponibilizar, em seu site, informações sobre a operação das linhas em tempo real - o chamado "Direto do Metrô".
MetrôSP
Nenhum comentário:
Postar um comentário